Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Você sabe o que é segurança do paciente?

19/09/2018 Por: Instituto Mário Penna Categoria:



Você deve estar imaginando que segurança do paciente se trata daqueles guardas que regulam a entrada e saída das pessoas dentro de um local, que garantem sua segurança em situação de risco, te defendendo e protegendo de algum perigo.  Mas não se trata disto!

Vamos entender como a segurança do paciente funciona?

O paciente seguro é aquele que dentro do hospital recebe todos os cuidados necessários pelos profissionais e não sofre nenhum erro ou dano que acometa seu tratamento ou sua saúde. No Instituto Mário Penna existe o Núcleo de Segurança do Paciente que é composto por vários profissionais, que juntos, elaboram formas de prevenir que os erros cheguem até o paciente, prezando pela sua saúde, tratamento e qualidade de vida.

No hospital todos os profissionais possuem conhecimento dos protocolos implantados e devem seguir a risca as orientações, visando garantir que o atendimento ocorra de forma segura, humanizada e com excelência. É importante que você, junto ao seu acompanhante, também siga as orientações dos profissionais.

Os protocolos são utilizados para evitar possíveis erros, como por exemplo, toda vez que a enfermagem lhe ofertar uma medicação, é importante que ela confirme seus dados através da pulseira de identificação que você recebe no momento da sua entrada no hospital. Esta atitude faz com que você não seja confundido e não tome medicamento errado ou realize um exame de outro paciente.

Agora que já sabe o que quer dizer segurança do paciente, ajude-nos a compartilhar e disseminar esta cultura. Você faz parte do planejamento, pois é o ator principal deste cenário e pode colaborar na prevenção de erros e falhas, questionando e monitorando todo e qualquer procedimento que os profissionais forem lhe proporcionar.

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de

Nenhuma notícia encontrada.