Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Você sabe quando deve ir ao urologista?

10/09/2018 Por: Instituto Mário Penna Categoria:



O urologista é o profissional que cuida do sistema reprodutor masculino e do sistema urinário masculino e feminino. Logo, é o médico responsável pelo tratamento de doenças como cálculos (pedras) renais, infecções urinárias, problemas de perda de urina, dificuldades sexuais masculinas. Além disso, o urologista atua no tratamento de cânceres que acometem órgãos como os rins, próstata, bexiga, testículo, adrenal, ureteres.

Existem diferentes sintomas relacionados às patologias urinárias e uma das doenças mais comuns é a infecção urinária. Esta pode se manifestar como dor ao urinar, frequência aumentada de idas ao banheiro e, em alguns casos, febre e prostração. Outra patologia comum são os cálculos urinários que podem causar dores intensas nas costas e abdome (barriga) e serem fontes de infecção do trato urinário. Ambas das doenças citadas podem acometer homens e mulheres, assim como os cânceres do trato urinário. Entre estes destacamos os tumores malignos de rim e bexiga, os mais comuns. Eles se manifestam principalmente como causadores de sangue na urina e têm como maior fator de risco o tabagismo e obesidade.

Muito se fala sobre a importância dos homens fazerem consultas periódicas ao urologista. A razão disto é o fato de o câncer de próstata ser um dos tumores sólidos mais prevalentes no sexo masculino e, se não tratado de maneira adequada, pode levar a morte. A sociedade brasileira de urologia preconiza que todos os homens acima de 50 anos devam ir ao urologista para iniciar o rastreamento para o câncer de próstata. Em casos em que o paciente for negro ou apresentar pai ou irmão com história de câncer de próstata, o rastreamento deve se iniciar aos 45 anos. Outro câncer específico do sexo masculino é o de testículo, que é o tumor maligno mais frequente em homens entre 25 e 40 anos. Este se apresenta como um nódulo (caroço) em um dos testículos e possui uma alta taxa de cura quando diagnosticado precocemente.

Outro motivo importante de visitas masculinas ao urologista são as queixas sexuais. Os problemas sexuais (dificuldade de ereção, ejaculação precoce) podem aumentar de frequência com o aumento da idade mas não deixam de acometer também homens jovens. Estes problemas podem ser resolvidos com o uso de medicamentos ou até mesmo por meio de uma boa conversa.

Como citado no texto, vários são os motivos e sintomas que podem levar as pessoas a procurar um urologista. É importante que fique claro que, em caso de sintomas do trato urinário ou sexual, quanto antes essa consulta acontecer ,maiores serão as chances de cura e menores as possibilidades de doenças avançadas. A longevidade e alta qualidade de vida estão diretamente relacionadas à prevenção e tratamento precoce das patologias que acometem o ser humano.

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de

Nenhuma notícia encontrada.