Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

O papel do nutricionista no tratamento oncológico.

06/08/2018 Por: Instituto Mário Penna Categoria:



Pacientes em tratamento de algum tipo de câncer necessitam de uma boa alimentação . E, nestes casos  o oncologista e o nutricionista trabalham juntos para que o paciente adote uma dieta adequada e evite a perda acentuada de peso ou problemas relacionados com nutrientes.

Na área de Nutrição Clínica, conforme Resolução do CFN 600/2018 compete ao Nutricionista prestar assistência dietética e promover educação nutricional a indivíduos, sadios ou enfermos, em nível hospitalar, ambulatorial e domiciliar, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde.

No Instituto Mário Penna, a Nutrição Clínica tem como objetivo oferecer assistência nutricional e uma alimentação que atenda às necessidades de cada paciente. Ao ser internado o paciente será submetido à triagem que avalia quanto ao risco nutricional. Constatado o risco, um plano de assistência nutricional será estabelecido e avaliações complementares serão realizadas. A nutricionista avaliará o estado nutricional dos pacientes utilizando-se de métodos de investigação dietética, antropométrica e bioquímica, considerando os aspectos individuais e clínicos de cada paciente. A dieta será adequada de acordo com as necessidades nutricionais e dietoterápicas, considerado-se os hábitos e condições alimentares do indivíduo. Assim, o paciente terá seu cardápio personalizado baseado no diagnóstico, condição clínica, hábitos, preferências e aversões alimentares.

Uma alimentação saudável é vital para que o organismo funcione melhor e é ainda mais importante na prevenção e tratamento do câncer. O nutricionista tem papel fundamental na identificação dos principais sintomas causados pelo tratamento, e por meio da intervenção nutricional promover alívio dos efeitos colaterais provocados pela quimioterapia ou radioterapia.

O nutricionista compõe a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, que acompanha pacientes que necessitam de terapia nutricional oral, por meio de suplementos nutricionais, dieta enteral e parenteral. O profissional avaliará a aceitação e adequação nutricional da dieta, a evolução do estado nutricional e clínica do paciente, bem como realizará orientações de alta contemplando os cuidados com os alimentos e manejo da dieta enteral.

O acompanhamento nutricional do paciente também continua após a alta hospitalar. No momento da alta, caso haja necessidade, o Nutricionista encaminhará para acompanhamento ambulatorial, onde serão feitas consultas periódicas, que darão continuidade aos cuidados prestados na internação.

Juliana Pesso Carvalho Barbosa
Nutricionista Clínica do Instituto Mário Penna

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de

Nenhuma notícia encontrada.