Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Importância de praticar atividade física no combate ao câncer

04/04/2018 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Saúde e Câncer



O crescente aumento do número de indivíduos portadores de neoplasias malignas, vem se tornando um problema de saúde pública, dada sua importância como causa de morbidade e  mortalidade em todo o mundo. Diante deste cenário, a prevenção do câncer tem sido de suma importância tanto no controle dos fatores de risco, quanto na detecção e/ou tratamento de doenças pré malignas.

O desenvolvimento de vários tipos de cânceres está intimamente relacionado a má alimentação, obesidade e sedentarismo, sendo este último apontado como o grande responsável por algumas neoplasias do intestino e de mama, principalmente quando associados ao consumo de bebida alcoólica e o tabaco.

Estudos recentes apontam que a prática regular de atividade física, pode prevenir primariamente o desenvolvimento de vários tipos de cânceres, já que esta prática melhora o trânsito gastrointestinal, controla os níveis hormonais e o peso corporal, além de reduzir a produção de radicais livres e otimizar o sistema imunológico. Neste sentido, incorpore a atividade física na prática de suas rotinas, evitando elevadores e escadas rolantes. Caminhe sempre, e se possível, vá de bicicleta.

Vanice Paula Ricardo Carvalho – Doutora em Ciências da Saúde
Fisioterapeuta Intensivista e Especialista em Fisioterapia Oncológica do Instituto Mário Penna

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de Saúde e Câncer