Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Dia Mundial de Combate ao Câncer alerta para a importância da prevenção

06/04/2018 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Fale com um especialista Saúde e Câncer



Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas, contribuem para a prevenção da doença

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), aproximadamente 1,2 milhão de novos casos da doença devem surgir no país entre 2018 e 2019. A pesquisa aponta também que, em cada 10 casos de câncer, três estão relacionados ao estilo de vida. Hábitos como o tabagismo, exposição excessiva ao sol e o sedentarismo aumentam as chances de incidência da doença. Para alertar sobre a necessidade de conscientização, no dia 8 de abril é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data que frisa a importância dos exames preventivos e da adoção de um estilo de vida saudável.

No Brasil, o câncer de maior incidência em ambos os sexos é o de pele não melanoma. Logo em seguida estão os de próstata, mama, intestino e pulmão. Uma vez que a incidência do câncer pode estar ligada à exposição a fatores de risco, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que pelo menos um terço de todos os casos pode ser evitado. “A adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e o controle do peso, contribuem para diminuir a ocorrência da doença”, conta Israel Gonçalves Vilaça, oncologista clínico do Instituto Mário Penna.

Uma boa alimentação auxilia o organismo na restauração das células prejudicadas por agentes oxidantes, atuando contra os mais variados tipos de tumores. “Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem transformar células saudáveis em células cancerígenas. É o caso de alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Por isso, é preciso evitar frituras, carnes com gordura aparente e embutidos”, explica a nutricionista do Instituto, Nádia de Azevedo.

Outra importante medida é a realização dos exames preventivos, que auxiliam no diagnóstico precoce da doença. “Quando diagnosticamos um tumor em fase inicial, aumentamos as chances de cura e ainda diminuímos as possíveis sequelas. Outro ponto muito positivo do diagnóstico precoce é a de possibilitar tratamentos menos agressivos ao paciente”, conta Israel. A mamografia, por exemplo, deve ser realizada anualmente em mulheres com mais de 40 anos e auxilia no diagnóstico do câncer de mama. Já o exame de próstata anual, recomendado para aqueles que têm mais de 50 anos, é realizado para diagnosticar o câncer de próstata entre os homens.

Essas e diversas outras atitudes contribuem para prevenção da doença como:

  •  Manter o peso corporal adequado;

  •  Amamentar, o leite materno é a primeira alimentação saudável;

  •  Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos;

  •  Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;

  •  Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios;

  • Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos.

Compartilhe essa notícia: