Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

A importância da atuação do dentista estomatologista no Instituto Mário Penna

27/04/2018 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Cuidados Paliativos



O cirurgião – dentista especialista em estomatologia, cuida das alterações patológicas em boca, desde uma simples ulceração aftosa, como também, das complicações orais causadas pelo tratamento oncológico.

Para o Brasil, estimam-se 11.200 novos casos de câncer da cavidade oral em homens e 3.500 em mulheres, para cada ano do biênio 2018-2019, de acordo com o INCA. O tratamento oncológico, apesar de ter a efetividade comprovada, sabe-se que causa danos à cavidade bucal, tais como alteração do paladar, boca seca, infecções oportunistas e ulcerações em boca, que provocam muita dor. Essas consequências prejudicam o tratamento e afetam a qualidade de vida do paciente.

No contexto biopsicossocial, o paciente enfrenta a alteração da rotina diária causada pelo tratamento, maior dependência de cuidados de terceiros, mudança de hábitos como tabagismo e etilismo, alteração da imagem corporal levando ao isolamento social. Esta situação pode culminar em sofrimento psicológico gerando sentimentos de medo e incerteza.

Atuação no Instituto Mário Pena

É dentro deste contexto que o Instituto Mário Penna oferece, aos pacientes diagnosticados com câncer em cabeça e pescoço e aos pacientes que se submetem ao transplante de medula óssea, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, onde o estomatologista é o responsável pela adequação do meio bucal previamente ao início do tratamento, como também acompanha o paciente durante e após o término, devido aos efeitos colaterais tardios que podem ocorrer. Assim, há maior controle dos problemas bucais, maior prevenção das infecções oportunistas e uma redução na incidência da dor ao promover uma cicatrização mais rápida das feridas orais, proporcionando menos sofrimento, mais conforto e qualidade de vida.

Juliana Sclauser
Especialista em estomatologia

Compartilhe essa notícia: